Biologia

Proposta didática de 10 aulas de 50 minutos a uma hora, divididas em 5 blocos. O objetivo é discutir e ensinar o conteúdo de genética sobre as ideias mendelianas e pré-mendelianas – representadas na ideia de herança de caracteres adquiridos – ambas envolvendo o conceito de hereditariedade.

Autores: Anderson Ricardo Carlos, Fernanda Franzolin e Márcia Helena Alvim.

Subtema: Genética/Hereditariedade.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Proposta interdisciplinar dividida em 5 aulas. Os principais objetivos são identificar, diferenciar e categorizar diferentes tipos de plantas e reconhecer o papel do indígena na coleta e registro destas informações.

Autores: Sonia Brzozowski e Márcia Helena Alvim.

Subtema: Vegetação e Ecologia.

Séries indicadas: 8° ano do Ensino Fundamental.

Áreas relacionadas: História, Geografia, Ciências e Matemática.

Materiais: Anexos

Proposta interdisciplinar divida em 5 etapas – cada uma contemplando duas aulas de 50 minutos. O objetivo é conhecer alguns aspectos históricos dos conhecimentos relacionados ao cientista Oswaldo Cruz e a importância da
vacinação dos imigrantes no início do século XX por meio dos quadrinhos.

Autores: Maria Angélica Motta, Solange Maria Dornelas e Suseli de Paula Vissicaro.

Subtema: Vacinas/Virologia.

Séries indicadas: 2° ano do Ensino Fundamental.

Áreas relacionadas: História, Ciências e Artes.

Materiais: Anexos.

Proposta interdisciplinar divida em 5 aulas de 50 minutos de duração. O objetivo é discutir os conceitos biológicos e médicos ligados a COVID-19, ao H1N1 e ao vírus do Ebola analisar os fatores ligados a xenofobia durante uma pandemia.

Autores: Maria Carolina Locatelli e Pietro Tochio Lucci.

Subtema: Vacinas/Virologia.

Séries indicadas: 9° ano do Ensino Fundamental.

Áreas relacionadas: Geografia e Sociologia.

Materiais: Anexos.

Proposta dividida em 4 aulas de 50 minutos cada. Os objetivos desta proposta são capacitar os alunos a descrever os princípios básicos da etiologia da Covid-19 e utilizar conhecimentos científicos para discutir as consequências do isolamento.

Autores: Caio Fábio Januário de Oliveira, Isabela Antonelli da Silva, Juan Caixeta Mendes Ribeiro, Sofia Celedon André e Sara Jéssica Soja.

Subtema: Virologia e COVID-19.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Proposta dividida em 5 aulas que tem por objetivo refletir a respeito dos múltiplos fatores envolvidos na pandemia do Covid-19 partindo de aspectos sociais, ambientais e biológicos.

Autores: Jennyfer Gimenez e Larissa Aquino.

Subtema: Virologia e Zoonoses.

Séries indicadas: 8° ano do Ensino Fundamental.

Materiais: Anexos.

Proposta com o objetivo de conceituar o que é e como ocorre a reprodução sexuada e qual a morfologia do aparato sexual das plantas. A sequência conta com a confecção de uma exsicata.

Autor: Josabete Carvalho.

Subtema: Botânica e Morfologia de Plantas.

Séries indicadas: 6° ano do Ensino Fundamental.

Materiais: Anexos.

A proposta apresenta uma sequência de 8 aulas sobre sistema imunológico e resposta aos patógenos, abordando imunidade inata e adquirida. Possui textos, vídeos e imagens. Inclui a elaboração de um jogo didático de baralho chamado “Batalha imunológica”.

Autor: Flávia Pereira Lima.

Subtema: Imunologia.

Séries indicadas: A partir do 4º ano.

Materiais: Anexos.

Este manual traz os moldes e o passo a passo para a construção de seis modelos didáticos de briófitas, construídos com materiais de fácil acesso e que podem ser utilizados nos diferentes níveis de ensino. O “Manual para Confecção de Modelos Didáticos. Tema: Briófitas” traz também um conteúdo teórico sobre os aspectos da biologia e ecologia destas plantas, o qual pode ser utilizado pelos professores para dar um maior embasamento às suas aulas sobre este grupo de plantas.

Autores: Luciana Carvalho dos Reis e Wanessa Vieira Silva Menezes Batista.

Subtema: Botânica e Morfologia de Plantas.

Séries indicadas: A partir do 4º ano.

Materiais: Anexos.

O livro conta com referencial teórico de 22 temas e 58 jogos didáticos que podem ser aplicados em diversos anos do Ensino Fundamental e Médio.

Autor: Marina Bento Soares (Organizadora).

Subtema: Paleontologia.

Séries indicadas: Todas as séries.

Materiais: Anexos.

Uma das frases mais difundidas na Biologia é “Nada em biologia faz sentido exceto à luz da evolução”, do geneticista Theodosius Dobzhansky, cunhada em um título de artigo no periódico American Biology Teacher (1973). Apesar desta reconhecida importância da evolução, quando olhamos para prática de ensino de biologia encontramos uma realidade muito distinta. Pesquisas feitas com professores, em livros didáticos e em currículos efetivamente adotados na educação básica verificaram que a utilização da evolução biológica como um eixo integrador ainda é incipiente. No Brasil, a evolução muitas vezes é tratada como apenas mais um conteúdo, usualmente presente apenas nos últimos capítulos dos livros didáticos destinados aos terceiros anos do ensino médio.

Autor: Leonardo Augusto Luvison Araújo.

Subtema: Evolução.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Em “Infinitas Formas de Grande Beleza: Como a Evolução Forjou a Grande Quantidade de Criaturas que Habitam Nosso Planeta” (Editora Zahar, 2006, 1. ed., 304 páginas), o professor e geneticista Sean B. Carroll é responsável por expor ao grande público um instigante e crescente (desde seu surgimento nos anos 1980) universo da Biologia – a Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (Evo Devo). Investigando o processo evolutivo sob a ótica de alterações no desenvolvimento, a Evo Devo fornece uma sólida base para o estudo da evolução de toda a diversidade de criaturas que nos rodeiam.

Autores: Nicolle Souza Leto e Janaina Lima de Oliveira.

Subtema: Evolução.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

O objetivo deste material didático é fornecer subsídios pedagógicos a partir do tema “Sistemas Agroflorestais”, a fim de que o(a) professor(a) possa criar condições em sala de aula para que os(as) estudantes construam seus conhecimentos sobre SAF em uma situação de ensino por investigação.

Autores: Joana Fidelis da Paixão, Patrícia Petitinga Silva e Charbel N. El-Hani.

Subtema: Agropecuária, Meio Ambiente.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Sociologia, Geografia.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 1º Capítulo.

O objetivo deste material didático é fornecer subsídios pedagógicos, reflexões, caminhos, contextos e um material de pesquisa a partir do tema “Conflitos Ambientais, Território e Saúde”, a fim de que o(a) professor(a) possa criar condições em sala de aula para que os(as) estudantes investiguem casos concretos de conflitos ambientais e posteriormente consigam sistematizar seus determinantes, efeitos, desigualdades e impactos correlacionados, assim como ações de mitigação, mediação e diálogo.

Autor: Eduardo Álvares da Silva Barcelos.

Subtema: Meio Ambiente, Atividades Econômicas, Desafios Sociais.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Sociologia, Geografia.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 2º Capítulo.

Esta sequência didática apresenta possibilidades para a articulação de dimensões locais e globais de aspectos socioambientais, culturais e políticos ligados ao uso da cana-brava na Ilha de Maré, as quais podem ser adaptadas a outros contextos. Busca-se evidenciar como saberes e fazeres locais podem ser problematizados, em diálogo com os conhecimentos científicos, visando à adoção de práticas sustentáveis a partir de um olhar crítico decolonial sobre as diversas formas de conhecimento e maneiras de nos relacionarmos com o legado cultural e com a cultura viva que construímos cotidianamente.

Autores: Rosiléia Oliveira de Almeida e André Luiz da Costa Moreira.

Subtema: Botânica, Atividades Econômicas, Artesanato, Decolonialidade.

Séries indicadas: A partir do 5ºano.

Áreas relacionadas: História, Sociologia, Arte.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 3º Capítulo.

Esse material apresenta uma proposição de ensino e aprendizagem, por meio de uma QSC (Questão Sociocientífica), planejada para o trabalho com a temática de uso do biomonitoramento como estratégia para avaliação do meio ambiente. O ponto de partida da problemática trabalhada é uma questão ambiental grave e recorrente na sociedade: o derramamento de óleo em ambientes costeiros.

Autores: Renan Nery Pereira, Patrícia Petitinga Silva e Gabriel Ribeiro.

Subtema: Desafios Sociais, Meio Ambiente.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Química, Sociologia, Filosofia.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 4º Capítulo.

Esta proposta de ensino convida os estudantes a refletirem sobre os benefícios e impactos do uso de agrotóxicos, a buscarem informações e dados que subsidiem análises críticas e debates em sala de aula, visando um aprofundamento do conhecimento acerca dos efeitos desses produtos à saúde humana e ao ambiente, assim como o aprendizado sobre os cuidados e precauções imprescindíveis ao manuseio desses produtos.

Autor: Joana Fidelis da Paixão.

Subtema: Agrotóxicos, Meio Ambiente.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Química.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 5º Capítulo.

Este material didático apresenta uma abordagem metodológica ativa com o objetivo de construção compartilhada do conhecimento a respeito dos impactos da atividade humana sobre o meio ambiente. Voltada ao ensino técnico profissionalizante, a proposta contém situações de aprendizagem problematizadoras com vistas à reflexão e ao desenvolvimento do pensamento crítico.

Autores: Rosenir Batista Santos Sena, Fábio Carvalho Nunes e Joana Fidelis da Paixão.

Subtema: Meio Ambiente, Desafios Sociais.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Sociologia.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 6º Capítulo.

Este material propõe o ensino por investigação a partir de situações reais, com o objetivo de que os(as) estudantes possam compreender a origem dos movimentos populares relacionados à terra, ao meio ambiente, aos direitos sociais para o(a) agricultor(a) e a luta dos(as) protetores(as) do meio ambiente. Oportuniza a reflexão sobre essas questões sobre o viés da cultura, da diversidade, da luta e dos diferentes sentidos que a terra tem para diferentes povos.

Autor: Maria Arlinda de Assis Menezes.

Subtema: Meio Ambiente, Desafios Sociais.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Sociologia, História.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 7º Capítulo.

Esse material discute pressupostos teórico-metodológicos da educação do campo e da educação agroecológica a fim de oportunizar um processo de ensino e aprendizagem que parta de uma problematização e possibilite o conhecimento e análise da realidade para a sua transformação. Voltada à educação profissional e tecnológica, a sequência didática busca a promoção de uma ampla discussão sobre a relação entre terra e trabalho para a compreensão dos desafios e das possibilidades de fomento da soberania e da segurança alimentar no âmbito da agricultura familiar camponesa.

Autores: Davi Silva da Costa e Heron Ferreira Souza.

Subtema: Meio Ambiente, Desafios Sociais.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: História, Sociologia, Geografia.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 8º Capítulo.

Este material é uma proposta de trabalho para o desenvolvimento do pensamento crítico e abrangente da realidade, conduzindo os(as) estudantes ao entendimento de que possíveis soluções para a problemática ambiental devem perpassar por análises profundas e dinâmicas dos fatores que interagem dentro desse contexto. Desse modo, a sequência didática objetiva o desenvolvimento de habilidades, pelos(as) estudantes, para a elaboração de diagnósticos ambientais tendo em vista as variáveis ambientais, sociais, econômicas, políticas e culturais.

Autores: Izaclaudia Santana da Cruz, Patrícia Oliveira dos Santos, Maria Iraildes de Almeida Silva Matias e Izadora Santana Silva da Cruz.

Subtema: Meio Ambiente.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Geografia, Sociologia.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 9º Capítulo.

Um enfoque metodológico ativo para a compreensão da biotecnologia, com ênfase na micro propagação, como forma de incentivo à sustentabilidade ambiental, social e econômica. A proposta foi pensada para que possa ser realizada no ensino fundamental, no ensino médio ou em cursos técnicos, mesmo em espaços que não dispõem de laboratórios e equipamentos próprios ao trabalho com a biotecnologia.

Autores: Mariz Nazaré Guimarães Marchi e Moema Cortizo Bellintani

Subtema: Biologia Vegetal, Biotecnologia.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 10º Capítulo.

Essa proposta de ensino apresenta orientações para o ensino de Geografia no ensino médio profissionalizante, tendo como base a análise de projetos de mineração para a discussão dos impactos ambientais em diferentes fases desses projetos. Além disso, considerando a importância dos recursos minerais para a humanidade, a sequência didática conduz os(as) estudantes à reflexão crítica sobre a mineração no país.

Autor: Mirele Saiara Santos Ribeiro, Fábio Carvalho Nunes, Leila Dayane de Andrade Campos dos Santos, Marco Antonio Santos dos Santos e José Rodrigues de Souza Filho.

Subtema: Meio Ambiente.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Geografia.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 11º Capítulo.

Esta sequência didática objetiva possibilitar o uso de celulares para a aprendizagem de habilidades e metodologias de produção de vídeos e campanhas educativas sobre questões ambientais, a fim de sensibilizar outras pessoas e ajudá-las na reflexão crítica e mudança de hábitos.

Autores: Patrícia Oliveira dos Santos, Izaclaudia Santana da Cruz e Maria Iraildes de Almeida Silva.

Subtema: Meio Ambiente, Redes Sociais.

Séries indicadas: A partir do Ensino Fundamental.

Áreas relacionadas: Informática.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 12º Capítulo.

Este material indica possibilidades de abordar a literatura brasileira, em consonância com os pressupostos da inteligência emocional e da inteligência ecológica, tendo o meio ambiente como temática transversal ao trabalho desenvolvido no componente escolar Língua Portuguesa. Assim, a sequência didática visa o conhecimento, pelos(as) estudantes, dos gêneros da literatura brasileira Realismo e Naturalismo, com o intuito de ampliar a capacidade de compreensão e interpretação da realidade desses sujeitos.

Autor: Maristela Andrade Paixão; Fábio Carvalho Nunes; e Joana Fidelis da Paixão.

Subtema: Inteligência Emocional, Literatura, Meio Ambiente.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Português.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 13º Capítulo.

Essa sequência propõe que os(as) estudantes realizem pesquisas junto à comunidade, e na literatura especializada, para o desenvolvimento de estratégias voltadas ao escoamento e à comercialização de produtos da agricultura familiar de base agroecológica, pautadas nos princípios de autogestão, solidariedade, cooperação e democracia, a fim de construir conhecimento através da articulação entre teoria e prática.

Autores: Eliana Lopes da Silva Medeiros Cruz; e Joana Fidelis da Paixão.

Subtema: Meio Ambiente, Agroecologia.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 14º Capítulo.

Esse material apresenta uma proposta de ensino voltada à ampliação do conhecimento biológico e ecológico sobre répteis em uma perspectiva dialógica com os saberes populares, que pode ser utilizada na educação de crianças, jovens e adultos. Os(as) autores(as) propõem a aplicação do material didático “Será que é verdade?”, composto por conjuntos de cartas-afirmação – que apresentam mitos, crenças e lendas populares sobre répteis – e cartas-associação, para serem conectadas entre si. Através desse jogo, os(as) estudantes construirão conhecimentos sobre as características fenotípicas e comportamentais dos répteis e refletirão sobre ações antrópicas que podem impactar negativamente as populações desses animais.

Autor: Fleuriane Dantas Lira, Gabriel Vasconcellos, Mateus Lima Bernardo, Michelle Garcia da Silva e Roberta Smania-Marques.

Subtema: Zoologia, Répteis, Meio Ambiente.

Séries indicadas: A partir do Ensino Fundamental.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 15º Capítulo.

Essa sequência propõe que os(as) estudantes realizem pesquisas junto à comunidade, e na literatura especializada, para o desenvolvimento de estratégias voltadas ao escoamento e à comercialização de produtos da agricultura familiar de base agroecológica, pautadas nos princípios de autogestão, solidariedade, cooperação e democracia, a fim de construir conhecimento através da articulação entre teoria e prática.

Autores: Camila Rodrigues Pinto e Leila Vasconcelos Costa Nobre.

Subtema: Meio Ambiente, Desafios Sociais.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Sociologia.

Materiais: Disponível no Livro “Estratégias participativas e colaborativas para o ensino e a aprendizagem em meio ambiente“, 16º Capítulo.

Dica: Se estiver utilizando o computador, pressione a tecla “Home” para retornar ao início da página.