Para imprimir – Biologia

Páginas:

Página 1: Botânica, filogenia e diversidade de plantas

Página 2: Citologia e Histologia, as células dos diferentes seres vivos

Página 3: Corpo Humano, fisiologia, morfologia e doenças

Página 4: Evolução, genética e biologia molecular

Página 5: Microbiologia, micologia, bacteriologia e virologia

Página 6: Terra, paleontologia, ecologia e biogeografia e sustentabilidade

Página 7: Zoologia e diversidade de animais. Vertebrados, invertebrados

Botânica, filogenia e diversidade de plantas

Que caule é esse?

Neste jogo os alunos devem, para cada tipo de caule, correlacionar corretamente as três cartas correspondentes que contêm: tipo de caule e exemplos, descrição e desenho esquemático. Este é um jogo colaborativo, portanto, todos os participantes ganham o jogo quando acertarem todas as correspondências.

Autores: Luiz Carlos Saito e Suzana Ursi.

Subtema: Morfologia Vegetal.

Series indicadas: A partir do 6º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do Departamento de Botânica, USP).

Ludo Vegetal

O Ludo Vegetal é um jogo de tabuleiro em que os alunos andam pelas casas de acordo com o número tirado no dado. Cada casa corresponde a uma pergunta que deve ser respondida pelo aluno. Se respondida corretamente, o aluno avança uma casa e se errar, permanece onde está. O objetivo é chegar ao ponto final do tabuleiro.

Autores: Bruno Edson-Chaves, Rafael Domingos de Oliveira, Renata dos Santos Chikowski, Roselita Maria de Souza Mendes e Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros.

Subtema: Diversidade Vegetal.

Series indicadas: 2º ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do arquivo contido no site ResearchGate).

Jogo da Trilha

O jogo de trilha das cianobactérias é formado por 1 tabuleiro com 20 casas (pedras a serem percorridas) e peões que representam os jogadores no tabuleiro. O objetivo do jogo é percorrer as pedras ou casas numeradas do tabuleiro, respondendo às perguntas ou executando as ações propostas e assim chegar primeiro ao fim do jogo, na casa 20.A cada jogada, o jogador da vez lança o dado e observa quantas casa deverá percorrer.

Autor: Emanuella Silveira Vasconcelos.

Subtema: Botânica.

Series indicadas: A partir do 2º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

História das Cianobactérias e das Microalgas

A sugestão é que o(a) professor(a) imprima e utilize esta história em quadrinhos em suas aulas, como uma atividade inicial para introdução do conteúdo. Também a história pode ser utilizada eletronicamente. Observação: Araçari é o nome de um tucano, gênero Pteroglossus, Família Ramphastidae. Esta Família inclui dez espécies de araçaris, nativas de zonas florestais do Brasil.

Autor: Harley Leandro Coelho.

Subtema: Botânica .

Series indicadas: A partir do 4º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

Algas e Alimentação Humana

O professor(a) poderá apresentar a temática abordando a morfofisiologia geral de uma alga e depois especificar a diferença entre uma micro e uma macroalga; ressaltar quais algas podem ser inseridas na alimentação humana e apresentar embalagens, rótulos e/ou imagens de alimentos feitos total ou parcialmente de algas; ou, solicitar que os alunos façam uma pesquisa (internet, mercados) para conhecer tais produtos e, a partir destes, identificar quais os tipos de algas utilizadas e quais as propriedades nutricionais observadas. Após a análise das propriedades nutricionais, os alunos poderão relacionar o consumo de algas com as necessidades nutricionais do ser humano em prol de ampliar e propagar o seu consumo. Ainda sugere-se uma atividade prática em sala de aula – preparo e consumo de diferentes gelatinas.

Autor: Fabiana Aparecida Rego Ciecoski.

Subtema: Botânica.

Séries indicadas: A partir do 6º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

Caça às Microalgas

Cada grupo indica um aluno por vez para capturar a alga. Coletada a alga com a rede de coleta, o aluno se dirige ao grupo e juntos tentam descobrir para que ela pode ser utilizada (indústria farmacêutica/ alimentação/ aquicultura, etc). É importante estipular um tempo máximo que o grupo de alunos pode pensar e responder (por exemplo, até cinco minutos por alga). Também antes de iniciar o jogo, deve-se acordar com a turma qual fonte os alunos poderão utilizar para suas respostas (ou se não usarão nenhuma fonte de informação). Por exemplo: será permitido consultar internet? uma vez que o aluno tem a resposta, dirige-se até a caixa com as imagens relacionadas e deposita a alga. Ao final o professor recolhe as caixas e vê com toda a turma se os grupos acertaram.

Autor: Patricie Loureiro Badaraco.

Subtema: Botânica.

Séries indicadas: A partir do 6º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

CIANOTAB – O Tabuleiro do Conhecimento das Cianobactérias

Jogo de tabuleiro onde os alunos podem compreender os conceitos apresentados durante o processo de ensino aprendizagem sobre o conteúdo “biologia de cianobactérias”, por meio de um jogo de dominó científico, como estratégia para fixação do conteúdo, a partir de uma ferramenta lúdica em que o discente atua como protagonista do processo de verificação de aprendizagem.

Autor: Fabíola Chrystian Oliveira Martins.

Subtema: Botânica.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

Mistério no Parque: Microalgas ou Cianobactérias?

O jogo de cartas investigativo gira em torno de uma observação feita por Marina enquanto caminhava pelo parque da sua cidade. Deste modo, os discentes deverão descobrir as respostas de três perguntas que ajudarão a solucionar o mistério:
1.Qual organismo está envolvido no processo?; 2.Quais processos biológicos ou ecológicos esses organismos podem desempenhar?; e 3.Em quais processos econômicos estes organismos podem ser utilizados, sendo denominados de bioprodutos?

Autor: Jéssica Sousa da Rocha.

Subtema: Botânica.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

Baralho Microalgas e Cianobactérias

Jogo didático com conceitos relacionados com a temática microalgas aquáticas e cianobactérias e sua interação com o meio ambiente, através de um jogo de baralho que busca auxiliar nos processos de ensino aprendizagem de maneira lúdica, utilizando estratégias para a construção do conhecimento.

Autor: Paola Millos Rodrigues.

Subtema: Botânica.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

Jogo de Tabuleiro

Cada jogador irá assumir o papel de um cientista com conhecimento distinto (um personagem), porém, complementar dentro do campo da ecologia das cianobactérias. Ao percorrer a trilha, os jogadores estão cada vez mais próximos de remediar uma zona acometida por floração. Ao longo do caminho será requerido em alguns momentos ao jogador a retirada de uma carta especial, cuja cor será determinada com base na casa onde o mesmo foi posicionado conforme a rolagem do dado. O jogo contém dois grupos de cartas que definem o progresso no tabuleiro.

Autor: Samuel Cavalcante do Amaral.

Subtema: Botânica.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

Cara a Cara com as Microalgas

Jogo de baralho onde, em diversas rodadas, os alunos devem dar palpites sobre as cartas de algas e tentar adivinhar qual figura está nas mãos do adversário.

Autor: Tatiana Germano Martins Machado.

Subtema: Botânica.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Algas e Cianobactérias – propostas lúdicas de ensino).

Corrida Sistemática: um jogo didático para o estudo de sistemática vegetal no Ensino Superior

Este jogo foi inspirado pelo jogo “Scotland Yard” e visa contribuir na aprendizagem de alunos de graduação sobre o assunto filogenia vegetal, trabalhando a relação de parentesco entre certos grupos taxonômicos dando destaque às sinapomorfias, além de buscar estimular e ampliar a utilização desse tipo de recurso didático no Ensino Superior.

Autores: Luis Carlos Saito e Suzana Ursi.

Subtema: Sistemática Vegetal.

Séries indicadas: Ensino Superior.

Materiais: Anexos

Flora Cards – Jogando e Conhecendo a Flora do Semiárido

Jogo de baralho onde deve-se reunir, antes dos demais participantes, o trio de cartas. É um jogo que traz um conjunto
de informações sobre espécies da flora do Piauí, este material pode ser ajustado pelo(a) professor(a) e trabalhado em sala de aula durante aulas envolvendo temas dentro do ensino de Ciências Naturais e de Biologia.

Autores: Jesus Rodrigues Lemos, Isac Santana Menezes, Erika Thais Silva de Sousa Oliveira
Mateus Gomes Diniz e Jorge Izaquiel Alves de Siqueira

Subtema: Botânica.

Séries indicadas: Ensino Fundamental e Médio

Materiais: Anexos (extraídos do e-book: Flora Cards – Jogando e Conhecendo a Flora do Semiárido).

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