Química

Proposta dividida em 5 aulas que tem por objetivo identificar as partículas constitutivas do átomo e suas características, reconhecer a evolução da teoria atômica e a necessidade de elaboração de modelos para ilustrar essa evolução e comparar esses modelos, relacionando suas características ao momento histórico no qual foram elaborados.

Autores: Luciana Rodrigues Leite, Acássio Paiva Rodrigues, Fabiana Martins Aragão, Maria Socorro Lucena Lima, Francisco Nunes de Souza Moura, Nairley Cardoso Sá Firmino, Francisco Jeovane do Nascimento e Eliziane Rocha Castro.

Subtema: Modelos Atômicos.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Proposta interdisciplinar dividida em 4 aulas, cada uma com diferentes atividades. Um dos principais objetivos dessa proposta é permitir que os alunos sejam capazes de discutir e elaborar uma solução para a questão inicial (consumo de álcool) por meio de conceitos químicos e dados estatísticos.

Autores: Emanueli J. Gama Maduro, Lucas Fernando Silva Hess, Mariana Romano e Prof. Dr. Marcelo Giordan.

Subtema: Funções Orgânica e Reações Químicas.

Séries indicadas: 3° ano do Ensino Médio.

Áreas relacionadas: Geografia.

Materiais: Anexos.

Proposta interdisciplinar composta por 6 aulas que tem por objetivo discutir os grupos funcionais e funções orgânicas presentes nas substâncias do mundo dos cosméticos.

Autores: Julyana Cosme Rodrigues, João R. de Freitas Filho, Queila Patrícia da Silva Barbosa de Freitas e Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas.

Subtema: Funções Orgânica.

Séries indicadas: 3° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Proposta didática com enfoque nas ligações químicas composta por quatro principais atividades: aula expositiva com exemplos do cotidiano, videoaula, experimentação com materiais de baixo custo e jogos didáticos.

Autores: Luciana Passos Sá e Andoni Garritz.

Subtema: Ligações Químicas.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Para esta aula sugerimos que o professor inicie uma conversa com os alunos perguntando se eles sabem do que é constituído a matéria, fazendo um diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Após começamos a aula expositiva com a origem da palavra átomo, e apresentação dos primeiros filósofos gregos que discutiram sobre a constituição da matéria. Os filósofos que citamos foram Leucipo e Demócrito, Epicuro e Lucrécio, Tales de Mileto, Anaxímenes, Heráclito e Aristóteles. Em seguida apresentamos a eles Dalton, que foi a primeira pessoa a retomar esses estudos muitos séculos depois.

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Modelos atômicos.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Para introduzir as discussões sobre o modelo atômico de Thomson propomos a realização de uma atividade prática de eletrização da matéria. Com isso mantemos a proposta de apresentar aos alunos os conhecimentos do contexto da época em que o modelo atômico foi desenvolvido.

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Eletrização.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Nesta aula voltamos a pergunta da aula anterior: o modelo atômico proposto por Dalton consegue responder o fenômeno observado na aula prática com os canudos e o papel de seda? Após as opiniões dos alunos expostas, nós, sem comentarmos nada, distribuímos um texto que contém um pouco da história de Joseph Jon Thomson.

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Modelos atômicos.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Consideramos essa aula a peça chave para a integração dos temas de modelos atômicos e radioatividade, é a partir dela que o aluno entenderá o quanto esses conteúdos estão interligados. Em um determinado momento, quando falávamos do brilho visto pelos cientistas nos materiais que eles estudavam, fizemos uma simulação com luz negra e alguns materiais fluorescentes para que os alunos tivessem, pelo menos, uma ideia do tipo de observação da época.

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Radioatividade.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

A aula se desenvolve por meio de slides e um vídeo que simula o experimento de Rutherford.

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Modelos atômicos.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Começamos essa aula perguntando aos alunos, se eles consideravam o modelo atômico de Rutherford o mais aceito na atualidade, e discutimos o porquê no caso afirmativo e negativo. Após essas discussões mostramos a eles um novo personagem nesta história dos modelos atômicos.

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Modelos atômicos.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais:  Anexos.

Nesta aula detalharemos melhor os postulados de Bohr para o átomo.

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Modelos atômicos.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Esta aula será para apresentar aos alunos uma nova descoberta referente ao átomo

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Composição dos Átomos.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Apresentamos a composição do próton e do nêutron, a interação entre os prótons, e o fenômeno da radioatividade.

Autores: Nara Fernandes Leite da Silva, Nilva Lúcia Lombardi Sales e Valéria Almeida Alves.

Subtema: Composição dos Átomos.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

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