Páginas:
Página 1: Botânica, filogenia e diversidade de plantas
Página 2: Citologia e Histologia, as células dos diferentes seres vivos
Página 3: Corpo Humano, fisiologia, morfologia e doenças
Página 4: Evolução, genética e biologia molecular
Página 5: Microbiologia, micologia, bacteriologia e virologia
Página 6: Terra, paleontologia, ecologia e biogeografia e sustentabilidade
Página 7: Zoologia e diversidade de animais. Vertebrados, invertebrados
Evolução, genética e biologia molecular
Filho de Scoiso, Scoisinho é!
Essa atividade tem como objetivos principais introduzir noções básicas de Genética, colocar os estudantes em contato com a terminologia utilizada nessa área do conhecimento e discutir questões relacionadas aos processos que ocorrem durante a formação dos gametas e do zigoto. A atividade possibilita também que os alunos relacionem diferentes “receitas” de informação genética com a aparência do organismo.
Autores: Jorge Oyakawa, Eliana Maria Beluzzo Dessen e Maria Augusta.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: A partir do 6º ano.
Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).
A Família Silva e seus Genes
A atividade simula a reprodução de um casal de seres humano. Vários descendentes são formados levando-se em consideração a transmissão de seis características genéticas.
Autores: Jorge Oyakawa, Ronaldo S. A. da Silva, Maria Augusta Q. R. Pereira e Eliana M. B. Dessen.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).
A seleção natural em ação: o caso das joaninhas
O artigo trata da atividade que trabalha conceitos básicos de genética e evolução, e mostra, de forma lúdica e visual os efeitos que mudanças ambientais podem causar nas frequências alélica e fenotípica de uma população, aqui representada por um grupo de joaninhas.
Autores: Lyria Mori, Cristina Yumi Miyaki e Maria Cristina Arias.
Subtema: Genética e Evolução.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos da Revista Genética na Escola – 04.02, 41-46 (2009)).
A contribuição da genética na conservação Biológica
A atividade traz para discussão o modo como a genética molecular pode contribuir para a identificação da origem de aves retiradas da natureza e com a formação de casais em programas de reprodução em cativeiro e como essas informações podem contribuir para a conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Autores: Cristina Yumi Miyaki, Eliana M. B. Dessen e Lyria Mor.
Subtema: Genética e Conservação.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos da Revista Genética na Escola – 02.02, 15-24 (2007)).
Código genético: o código dos vinte
A atividade permite que o participante construa o conceito de código genético, saiba usá-lo corretamente e adquira uma atitude crítica perante colocações incorretas do conceito.
Autores: Lyria Mori, Maria Cristina Arias, Cristina Yumi Miyaki e Eliana M. B. Dessen.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos da Revista Genética na Escola – 04.01, 25-32 (2009)).
Que direção seguir? Melhor nenhuma!
Neste trabalho, desenvolvemos e aplicamos dois materiais didáticos digitais (vídeo e folder) que podem auxiliar na desconstrução do pensamento teleológico e da ideia da hierarquia evolutiva em sala de aula, e verificamos sua eficiência em uma situação experimental alheia à sala de aula. Buscamos abordar conceitos básicos de evolução biológica, tratando explicitamente dos problemas da teleologia e da hierarquia evolutiva, a serem trabalhados no Ensino Médio e potencialmente em disciplinas introdutórias do primeiro ano de cursos na grande área das Ciências Biológicas.
Autores: Alessandra da Conceição Zanin, Marina Corrêa Scalon, Paula Carolina Ferreira, Allana K. P. da Silva, Felipe Aguiar Martin, Guilherme Rosa, Iago Gabriel da Silva, Isabela Santos Kropiwiec, Laura Laino da Costa, Luddy Searom Carias de Moraes, Nickolas Spinelli Klein, Pollyana de Brito, Yasmin Cristina Ribeiro da Silva e Fabricius M. C. B. Domingos.
Subtema: Evolução.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos da Revista Genética na Escola – 16.02, 480-487 (2021)).
Montagem de Cariótipos: estratégia de aprendizagem remota e interativa
A descrição do cariótipo de uma espécie é importante para avaliar padrões genéticos referentes às estruturas e morfologias dos cromossomos e ao número cromossômico em cada conjunto. O objetivo desse material didático é apresentar uma atividade digital que pode ser realizada de maneira remota e interativa, utilizando a internet, em que os alunos poderão montar cariótipos de diferentes espécies, para facilitar a compreensão de conteúdos básicos de genética e citogenética.
Autores: Cintia Pelegrineti Targueta, Victória Borges Albernaz, Ramilla dos Santos Braga-Ferreira, Luciana Bolsoni Lourenço, Pedro Brito e Mariana Pires de Campos Telles.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do livro “Genética na escola – Volume 16 – nº2” e do site da LabEsC).
Desvendando a paternidade múltipla em ninhos de tartarugas
Nesta simulação há cinco praias e cada praia possui cinco ninhos de tartaruga-da-amazônia. Com base nos dados genéticos fornecidos deve-se analisar a reprodução da espécie.
A atividade tem como objetivo de aprendizagem possibilitar a integração de conceitos da genética mendeliana, importantes para a compreensão dos processos biológicos da hereditariedade e suas relações com o estabelecimento de medidas conservacionistas para a espécie, sendo possível investigar paternidade múltipla avaliando genótipos das matrizes e seus filhotes. Além disso, pretende-se envolver os estudantes nas metodologias utilizadas para a interpretação de perfis genéticos a partir do uso de painéis de marcadores microssatélites.
Autores: Sara Romana Dias Dionizio, Victor Felipe Mendanha de Lima, Amanda Alves de Melo, Larissa Resende Carvalho, Ramilla dos Santos Braga-Ferreira, Leo Caetano Fernandes da Silva, Mariana Pastori Lara e Mariana Pires de Campos Telles.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Superior.
Materiais: Anexos (extraídos do livro “Genética na escola – Volume 16 – nº2”).
O Jogo dos Códons
Este jogo representa parte do processo de síntese de proteínas (tradução), destacando o complexo formado pelo RNA transportador e aminoácido, as sequências códon (RNA mensageiro) e anticódon (RNA transportador) e o código genético. A atividade pode ser utilizada em turmas de ensino básico, técnico ou de graduação, de acordo com o tipo de abordagem e a complexidade das questões aplicadas.
Autores: Juliana Schmitt de Nonohay, Átila Machado Costa, Joseana Souza da Silva e Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do livro “Genética na escola – Volume 16 – nº2” e dos links fornecidos por ele).
A construção de heredrograma através de um quadro didático adaptado para estudantes com deficiência visual
Esta atividade tem por objetivo criar um quadro didático inclusivo para deficientes visuais visando a construção de heredogramas. O quadro é de madeira e os indivíduos das famílias a serem representadas são peças de madeira com diferentes formatos e texturas. O quadro proposto mostrou-se eficiente e representa um recurso didático inclusivo de fácil reprodução e utilização.
Autores: Welson Costa Pimenta, Wyadyson Francisco de Sousa, Maria Kelliane da Costa Lopes e Jeane de Oliveira Moura.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do livro “Genética na escola – Volume 16 – nº2”).
Representando Genótipos e Fenótipos: uma prática para visualizar as diferentes interações alélicas na Herança Monogênica
Esta atividade facilita a visualização das diferenças nas proporções genotípicas e fenotípicas dos indivíduos nos cinco diferentes tipos de interações alélicas relacionados à herança monogênica autossômica: dominância completa, dominância incompleta, codominância, alelos letais e alelos múltiplos. Durante a atividade, os estudantes participam da construção de um modelo didático, utilizando miçangas e círculos coloridos para representar os genótipos e fenótipos dos indivíduos, considerando os diferentes tipos de interação alélica.
Autores: Ronaldo dos Santos Filho, Marta Margarete Cestari, Lupe Furtado Alle e Daniela Morais Leme.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do livro “Genética na escola – Volume 16 – nº2”).
A caixa de ovos de Mendel
Esta atividade auxilia na compreensão dos conceitos de genética mendeliana relacionados à 1ª lei. O estudante constrói e manipula um modelo didático que representa, entre outros detalhes, como os cruzamentos são feitos, as características fenotípicas e genotípicas de plantas de ervilha com diferentes cores de sementes, assim como a relação entre a segregação dos alelos e a teoria cromossômica da herança.
Autores: Herald Souza dos Reis, Iderval da Silva Júnior Sobrinho, Carlos Alberto Machado da Rocha.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do livro “Genética na escola – Volume 16 – nº1”).
O monge que plantava ervilhas
Este material didático, introdutório ao ensino dos estudos mendelianos em genética, é uma atividade que consiste em um diálogo que conta a história de Mendel e de seus estudos com ervilhas, e de como suas experiências de vida influenciaram os caminhos de pesquisa por ele escolhidos. A atividade pode ser desenvolvida em forma de leitura, ou em forma de teatro por exemplo e permite aos estudantes lidar tanto com alguns conceitos da genética quanto com aspectos históricos e sociológicos da ciência.
Autor: Juliana Ricarda de Melo.
Subtema: Genética.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do livro “Genética na escola – Volume 16 – nº1”).
Uno das bases nitrogenada
Este material didático, se trata de um jogo que pretende facilitar o ensino da estrutura dos nucleotídeosbdo DNA, com foco nas bases nitrogenadas e seu emparelhamento, além de trabalhar fundamentos das mutações pontuais de substituição de nucleotídeo único. Sua aplicação é recomendada para alunos do ensino médio até alunos disciplinas da graduação nas áreas de Biologia, de acordo com o nível de complexidade trabalhado previamente em sala.
Autor: Ana Thalia Rodrigues Felix e Priscila Barreto de Jesus.
Subtema: DNA.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do livro “Genética na escola, 18(1) 31-45”).
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