Física

Proposta divida em 3 aulas. O objetivo principal é promover uma reflexão crítica das Ciências como construção sócio histórica.

Autores: Cintia Mendonça Soares Rocha e Márcia Helena Alvim.

Subtema: Revolução Científica.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Proposta dividida em 6 aulas que tem o objetivo principal de compreender os conceitos físicos relacionados à formação das cores através da abordagem histórica.

Autores: Alessandra Marques Ferreira dos Santos e Márcia Helena Alvim.

Subtema: Formação das Cores.

Séries indicadas: 2° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Proposta dividida em 3 etapas. Seu objetivo é promover a observação e discussão sobre os fenômenos naturais do cotidiano relacionados ao movimento e localização da Terra, Lua e Sol.

Autores: Katia Regina Varela Roa, Vera Bohomoletz Henriques, Clayton Pereira dos Santos, Carlos Macedo Campos de Almeida e Miriam Alves Dias Santana.

Subtema: Astronomia, Movimento de rotação da Terra.

Séries indicadas: 1° ano do Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Proposta didática com objetivo de introduzir conceitos da Física Moderna e Contemporânea por meio de atividades de pesquisa, desenvolvimento de material informativo e apresentação em grupos.

Autores: Sérgio Silva Filgueira e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.

Subtema: Física Moderna e Contemporânea.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos.

Observando os feixes de luz que entram por orifício de um determinado local escuro, verificamos que eles se propagam em linha reta. Sombras projetadas por luz puntiforme ou pontual são claramente definidas, ou seja, tem forma semelhante ao contorno do corpo que as originou, por estes e outros motivos, dizemos que em meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta. O princípio da propagação retilínea da luz é um dos princípios fundamentais da óptica geométrica.

Autor: Clayton Antonio Pereira Pires.

Subtema: Ondas, Luz.

Séries indicadas: 9° ano.

Materiais: Anexos.

Hoje, sabemos que para enxergarmos nossos olhos recebem a luz emitida pelos objetos – corpo luminoso. Os corpos que não possuem luz própria – corpos iluminados – são vistos somente se refletirem a luz proveniente de uma fonte de luz. Assim, por reflexão, a luz chega até nossos olhos.

Autor: Clayton Antonio Pereira Pires.

Subtema: Cores, Luz.

Séries indicadas: 9° ano.

Materiais: Anexos.

Nas plantações de verduras, em momentos de grande insolação, não é conveniente molhar as folhas, pois elas podem “queimar” a não ser que se faça uma irrigação contínua. Observando as figuras, conclui-se que a “queima” das verduras ocorre, porque as gotas depositadas sobre as folhas planas assumem formatos de objetos ópticos conhecidos como lentes.

Autor: Clayton Antonio Pereira Pires.

Subtema: Refração.

Séries indicadas: 9° ano.

Materiais: Anexos.

O que as tecnologias apontadas no texto acima têm em comum com a luz? As ondas de rádio e WI-FI são ondas eletromagnéticas e são assim chamadas porque são produzidas por cargas elétricas em vibração, que geram um campo elétrico e um campo magnético que se propagam perpendicularmente entre si no espaço. Esse tipo de onda difere de uma onda produzida no mar ou numa corda, por exemplo, estas ondas só se propagam caso tenham um meio material para que ocorra sua propagação. Já as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio para se propagar, já que a variação do campo magnético gera o campo elétrico e vice e versa.

Autor: Clayton Antonio Pereira Pires.

Subtema: Ondas Eletromagnéticas.

Séries indicadas: 9° ano.

Materiais: Anexos.

As explicações científicas que trabalhamos usando as simulações são modelos que procuram compreender os fenômenos que em geral nos rodeiam. Os modelos têm limites de aplicação e se sofisticam à medida que o estudo sobre o assunto é aprofundado. No entanto com intenções didáticas, muitas vezes simplificamos os complexos modelos científicos, pensando num primeiro contato do aluno com a explicação cientifica de determinado fenômeno.

Autor: Clayton Antonio Pereira Pires.

Subtema: Circuitos Elétricos.

Séries indicadas: 9° ano.

Materiais: Anexos.

Em especial, o efeito fotoelétrico é interpretado como a absorção de um fóton pela matéria, levando à ejeção de um elétron. Os elétrons que giram à volta do núcleo são aí mantidos por forças de atração. Se eles receberem energia suficiente (energia mínima para arrancar o elétron), eles abandonarão as suas órbitas. O efeito fotoelétrico só surge se o metal receber um feixe de radiação com 45 energia superior à energia mínima de remoção dos elétrons do metal, provocando a sua saída das órbitas. A energia da radiação, no caso da luz, está relacionada com sua cor (frequência), esta energia é crescente do vermelho para o violeta. A cor que possui fótons menos energéticos é a vermelha e os mais energéticos estão associados à cor violeta. Essa energia mínima para extrair um elétron da placa metálica é denominada função trabalho e varia com o tipo de metal utilizado, a sobra de energia após a absorção do fóton é transformada em energia de movimento (Energia cinética).

Autor: Clayton Antonio Pereira Pires.

Subtema: Efeito Fotoelétrico.

Séries indicadas: 9° ano.

Materiais: Anexos.

Dica: Se estiver utilizando o computador, pressione a tecla “Home” para retornar ao início da página.