Para imprimir – Biologia

Páginas:

Página 1: Botânica, filogenia e diversidade de plantas

Página 2: Citologia e Histologia, as células dos diferentes seres vivos

Página 3: Corpo Humano, fisiologia, morfologia e doenças

Página 4: Evolução, genética e biologia molecular

Página 5: Microbiologia, micologia, bacteriologia e virologia

Página 6: Terra, paleontologia, ecologia e biogeografia e sustentabilidade

Página 7: Zoologia e diversidade de animais. Vertebrados, invertebrados

Microbiologia, micologia, bacteriologia e virologia

Ponto crítico: um jogo de investigação alimentar

Jogo em que um detetive informa, de forma lúdica, algumas ações capazes de conduzir à contaminação de alimentos por microrganismos patogênicos. O melhor detetive será aquele que primeiro descobrir o responsável pela contaminação!

Autores: Simone Oku, Viviani R. Anze e Maria Lígia Carvalhal.

Subtema: Microbiologia.

Séries indicadas: A partir do 6º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).

Micromonte

Micromonte é um jogo de cartas onde o objetivo é que o aluno seja ágil e estratégico ao selecionar cartas que representam as estruturas e organelas da célula a fim de montar o micro-organismo selecionado.

Autores: Luiz Gustavo Oliveira, Eliana Dessen e Maria Ligia Carvalhal.

Subtema: Microbiologia.

Séries indicadas: A partir do 6º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).

Diferenciação de protozoário Naegleria gruberi

Nesse jogo o protozoário muda sua aparência dependendo do meio em que se encontra. A atividade relaciona de modo concreto eventos de estimulação ambiental, ativação gênica e alteração de forma do organismo unicelular.

Autor: Vivian Lavander Mendonça.

Subtema: Microbiologia.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).

Dica: Se estiver utilizando o computador, pressione a tecla “Home” para retornar ao início da página.