Páginas:
Página 1: Botânica, filogenia e diversidade de plantas
Página 2: Citologia e Histologia, as células dos diferentes seres vivos
Página 3: Corpo Humano, fisiologia, morfologia e doenças
Página 4: Evolução, genética e biologia molecular
Página 5: Microbiologia, micologia, bacteriologia e virologia
Página 6: Terra, paleontologia, ecologia e biogeografia e sustentabilidade
Página 7: Zoologia e diversidade de animais. Vertebrados, invertebrados
Microbiologia, micologia, bacteriologia e virologia
Ponto crítico: um jogo de investigação alimentar
Jogo em que um detetive informa, de forma lúdica, algumas ações capazes de conduzir à contaminação de alimentos por microrganismos patogênicos. O melhor detetive será aquele que primeiro descobrir o responsável pela contaminação!
Autores: Simone Oku, Viviani R. Anze e Maria Lígia Carvalhal.
Subtema: Microbiologia.
Séries indicadas: A partir do 6º ano.
Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).
Micromonte
Micromonte é um jogo de cartas onde o objetivo é que o aluno seja ágil e estratégico ao selecionar cartas que representam as estruturas e organelas da célula a fim de montar o micro-organismo selecionado.
Autores: Luiz Gustavo Oliveira, Eliana Dessen e Maria Ligia Carvalhal.
Subtema: Microbiologia.
Séries indicadas: A partir do 6º ano.
Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).
Diferenciação de protozoário Naegleria gruberi
Nesse jogo o protozoário muda sua aparência dependendo do meio em que se encontra. A atividade relaciona de modo concreto eventos de estimulação ambiental, ativação gênica e alteração de forma do organismo unicelular.
Autor: Vivian Lavander Mendonça.
Subtema: Microbiologia.
Séries indicadas: Ensino Médio.
Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).
Dica: Se estiver utilizando o computador, pressione a tecla “Home” para retornar ao início da página.