Para imprimir – Biologia

Páginas:

Página 1: Botânica, filogenia e diversidade de plantas

Página 2: Citologia e Histologia, as células dos diferentes seres vivos

Página 3: Corpo Humano, fisiologia, morfologia e doenças

Página 4: Evolução, genética e biologia molecular

Página 5: Microbiologia, micologia, bacteriologia e virologia

Página 6: Terra, paleontologia, ecologia e biogeografia e sustentabilidade

Página 7: Zoologia e diversidade de animais. Vertebrados, invertebrados

Terra, paleontologia, ecologia e biogeografia

Biota: o jogo da diversidade

Peça uma boa dica e poderá ser a equipe vencedora! Biota é um jogo de cartas com conteúdo e dicas que, quando associadas de forma coerente permite a identificação de organismos pertencentes aos reinos Animalia, Plantae, Fungi, Monera e Protestas. Os vírus, agentes infectantes, também estão presentes.

Autores: S. Gregório, V. L. Mendonça e M. L. Carvalhal.

Subtema: Zoologia, Ecologia, Microbiologia.

Séries indicadas: A partir do 7º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do site Genoma: Educação e Difusão, USP).

O Tanque de Fossilização

O aluno irá familiarizar-se com as fases do processo de fossilização, principalmente a morte, a necrólise, a dispersão e o soterramento; compreender a importância da presença das partes duras nos organismos para a probabilidade de fossilização; discutir os processos naturais que podem contribuir para a destruição dos restos orgânicos, antes deles se tornarem fósseis; entender os possíveis efeitos distorcidos causados pelos processos acima, no registro fóssil, tornando-o um documentário incompleto da vida pré- histórica.

Autores: Marcello Guimarães Simões e Sabrina Coelho Rodrigues.

Subtema: Paleontologia, Fósseis.

Séries indicadas: A partir do 8º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Ciclo das Rochas

Nesta atividade é apresentado o jogo de tabuleiro, denominado Ciclo das Rochas, uma representação esquemática dos processos (ex: magmatismo, intemperismo, metamorfismo, etc.) e produtos (rochas) resultantes do dinamismo existente na Terra, como fruto da interação dos fenômenos operantes nas geoesferas terrestres (litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera). É através deste ciclo que as rochas presentes na litosfera terrestre mudam de uma classe genética a outra (rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas). As transformações decorrem de um conjunto de fenômenos físico-químicos que está relacionado à dinâmica interna (tectônica) e externa (intemperismo e erosão) do planeta. Portanto, o jogo Ciclo das Rochas favorece a compreensão e o domínio dos processos e fenômenos atuantes na Terra e que são responsáveis pela formação, transformação e destruição dos diferentes tipos de rochas.

Autores: Marcello Guimarães Simões, Jacqueline Peixoto Neves e Suzana Aparecida Matos da Silva.

Subtema: Paleontologia.

Séries indicadas: A partir do 8º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Descobrindo os Limites de Placas

O objetivo primeiro desta atividade é o de apresentar subsídios para que os estudantes consigam, através da observação de mapas, extrair informações sobre as principais feições geológicas da Terra e relacioná-las com os limites de placas conhecidos, e dessa forma, compreender o dinamismo inerente ao nosso planeta. O conteúdo desta atividade envolve conceitos de Geografia, como a fisiografia dos continentes do globo, distribuição das cadeias de montanhas e vulcões, bem como alguns conceitos de Geologia, processos e feições geológicas da superfície e interior da Terra.

Autores: Marcello Guimarães Simões, Suzana Aparecida Matos e Jacqueline Peixoto Neves.

Subtema: Paleontologia, Placas tectônicas.

Séries indicadas: A partir do 8º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Placas Litosféricas: Reconhecendo Feições e Processos

Esta atividade tem por objetivo atuar como um exercício de associação visual dos conceitos teóricos ensinados pelo professor a um esquema didático do assoalho oceânico e do Manto, que permitirá a compreensão dos processos geológicos envolvidos na movimentação das placas tectônicas e das feições e eventos geológicos decorrentes da Tectônica de Placas.

Autores: Marcello Guimarães Simões, Suzana Aparecida Matos e Jacqueline Peixoto Neves.

Subtema: Paleontologia, Placas tectônicas.

Séries indicadas: A partir do 8º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Viajante Geotectônico: Tectônica Global via Google Earth

O objetivo é utilizar o Google Earth no aprendizado da Tectônica Global e familiarizar os estudantes com os importantes dados geológicos, geofísicos e geocronológicos que fundamentam a teoria da Tectônica de Placas. Especial atenção é devotada às grandes feições fisiográficas do globo, principalmente às da América do Sul. Do mesmo modo, dois limites de placas são explorados a partir de seções ao longo da Placa Sul-americana, Africana e de Nazca.

Autores: Marcello Guimarães Simões, Jacqueline Peixoto Neves e Suzana Aparecida Matos.

Subtema: Paleontologia, Placas tectônicas.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Simulando o Processo de Fossilização

O objetivo é demonstrar e exemplificar princípios básicos de sedimentação, formação de camadas sedimentares (estratificação) e de fósseis (processo de fossilização). Demonstrar o princípio de sobreposição de camadas sedimentares.

Autores: Victor Eduardo Pauliv e Fernando A. Sedor.

Subtema: Paleontologia, Fósseis.

Séries indicadas: Todas as séries.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Simulando a Formação de Impressões Foliares

O objetivo é exemplificar o processo de fossilização de impressões foliares, demonstrar o surgimento dos grandes grupos vegetais no tempo geológico, ilustrar o processo de sobreposição de camadas sedimentares, comparar a morfologia foliar dos grupos de pteridófitas, gimnospermas e angiospermas atuais e fósseis.

Autores: Veridiana Ribeiro, Esther Pinheiro e Isabela Degani Schmidt.

Subtema: Paleontologia, Fósseis.

Séries indicadas: A partir do 8º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Princípios da Estratigrafia em Blocodiagramas

O objetivo é aplicar os Princípios da Estratigrafia de Nicolaus Steno e James Hutton em quatro situações hipotéticas, a fim de estabelecer a ordem temporal de deposição de camadas de rocha, através da análise de blocodiagramas.

Autor: Bruno L. Dihl Horn.

Subtema: Paleontologia, Fósseis.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Datação Absoluta de Rochas

Através de uma simulação, aproximar o estudante da compreensão dos métodos utilizados para datação absoluta de rochas. Esta atividade é uma adaptação da atividade “Determining age of rocks and fossils”, disponível em “www.ucmp.berkeley.edu”.

Autor: Marina Bento Soares.

Subtema: Paleontologia, Fósseis.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

Mar Sem Plástico

Este jogo é uma ferramenta de sensibilização ambiental e surge como ótima oportunidade para: iniciar a construção do conhecimento sobre os impactos do lixo no mar e mobilização social, trazer minimamente o conceito da necessidade da gestão responsável dos resíduos sólidos na sociedade, demonstrar o impacto do plástico na biodiversidade marinha, medir o conhecimento sobre o tema “Lixo no mar” e gerar a reflexão sobre os problemas ambientais nos oceanos.

Autores: Instituto Ecosurf.

Subtema: Educação Ambiental, Poluição.

Séries indicadas: A partir do 2º ano.

Materiais: Cartas, manual e tabuleiro.

Eco Estratégia

O objetivo deste jogo é promover a criação de estratégias para minimizar os efeitos das mudanças climáticas globais em diferentes cenários. Ao final do jogo o vencedor será aquele que melhor defender seus cenários.

Autores: Rosana L. F. Silva, Simone R. Freitas, Juscemácia Nascimento Araujo, Laury Amaral Liers, Aloá Dandara de Oliveira de Souza e Vinicius Mantovani Parajara.

Subtema: Mudanças Climáticas.

Séries indicadas: A partir do 9º ano.

Materiais: Anexos (extraídos do site Simone R. Freitas).

Jogo Vida em Camadas

O jogo vai aproximar os participantes de termos e conceitos da ciência geológica e paleontológica, desafiando-os a construir, com maior complexidade, conceitos relacionados a esta área do conhecimento, através da resolução de situações-problema. Trata-se de uma atividade cooperativa, onde todos os participantes buscarão a resolução dos desafios propostos.

Autores: Adriana de Souza Trajano e Juliane Marques-de-Souza.

Subtema: Paleontologia, Fósseis.

Séries indicadas: Ensino Médio.

Materiais: Anexos necessários para este jogo: anexos (extraídos do livro: A Paleontologia na sala de aula).

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